Boas práticas e as cores

— Use primeiro o branco da paz. Síntese de todas as cores, a paz deve ser também a sua meta primeira. Procure a harmonia com todas as pessoas que cruzarem seu caminho, eliminando de uma vez por todas a intolerância, a inflexibilidade, a raiva, o ódio, o ressentimento. Antes de buscar a paz mundial, cultive sua paz individual.

— Agora use o azul da cooperação. Exercite, em todos os seus momentos de interação com o outro, sua vontade de cooperar e ajudar. Certamente os frutos virão em grande quantidade e você se surpreenderá com o apoio que passará a receber de todos que o cercam.

— Escolha também o laranja da simpatia. Lembre-se de que a primeira impressão que você provoca nas pessoas dura somente alguns segundos, mas permanece no subconsciente delas durante vinte anos. Para isso procure sempre sorrir, olhar sempre nos olhos de seus interlocutores, emitir frases com conteúdo otimista, suavizar a voz, ouvir com respeito, ser cordato, fazer elogios verdadeiros, descobrindo, no outro, pontos positivos.

— O vermelho, sendo a cor da energia, deve trazer para suas atitudes o bom humor.-- Ninguém consegue conviver com pessoas que estão constantemente reclamando da vida e dando tiros na própria sombra. Não veja os problemas e obstáculos com pessimismo e negatividade. Encare-os como oportunidades para seu crescimento e aprendizado. Passe entusiasmo para todos com quem você se encontrar. Após cada contato, deixe em cada pessoa uma sensação de alegria, prazer e bem-estar.

— Adote também o verde da empatia. Empatia é saber se colocar no lugar do outro, ver o mundo com a ótica do outro e senti-lo como ele o sente. Ela fará com que você cuide melhor de suas reações, pensando nos efeitos que elas causam em seu semelhante. Antes de escolher qualquer atitude, fazer uma crítica ou comentário, pense na maneira com que eles serão percebidos pelas outras pessoas. Elimine a impulsividade, o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Pare de olhar só para o seu próprio umbigo e passe a reparar mais nas necessidades dos outros.

— O violeta deverá estar presente em suas atitudes quando você resolver adotar a prática do perdão.-- Essa cor representa a transmutação das energias negativas em positivas. Exercite primeiro o autoperdão. Perdoando a si mesmo, eliminando suas culpas e assumindo-se como responsável por sua própria melhoria, você se tornará menos rígido com os defeitos das outras pessoas e mais apto a perdoar o que elas fizerem de negativo com você.

— Para terminar o seu arco-íris, adote a cortesia, que tem o brilho do amarelo.-- Trate as pessoas com a mesma gentileza e respeito que gostaria de receber. Nunca se esqueça de pequenos gestos. Das palavras mágicas do bem-viver: Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Com licença! Desculpe-me! Por favor! E Muito obrigado!

Procure sempre mostrar para as outras pessoas o seu melhor ângulo.

— Garanto que para todos será mesmo um grande prazer conhecê-lo!

Ouça também o áudio desse texto